Wilton Moreira | Informação em Direito - Maceió, AL. Information on legal matters.
  • HOME
  • LEGISLAÇÃO
  • JURISPRUDÊNCIA
    • SÚMULAS VINCULANTES
    • SÚMULAS DO STJ
    • SÚMULAS DO STF
  • Blog WILTON MOREIRA

Súmulas do Superior Tribunal de Justiça (enunciados n. 617, 618 e 619) | por Wilton Moreira - 9.11.2018 - 20h17

9/11/2018

 
Imagem

Decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre Direito do Consumidor: "Sucessiva manifestação" do mesmo vício no produto (aquisição de veículo novo) e o art. 18, par. 1o, do CDC | por Wilton Moreira - 7.11.2018 - 11h4

7/11/2018

 
EMENTA

DIREITO DO CONSUMIDOR E PROCESSUAL CIVIL. RECURSOS ESPECIAIS. AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL C/C PEDIDO DE PERDAS E DANOS. AQUISIÇÃO DE VEÍCULO NOVO (“ZERO QUILÔMETRO”) DEFEITUOSO. CERCEAMENTO DE DEFESA NÃO CARACTERIZADO. REPARO DO VÍCIO. PRAZO MÁXIMO DE TRINTA DIAS. LEGITIMIDADE DA PRETENSÃO DE DEVOLUÇÃO DA QUANTIA PAGA PELO PRODUTO. DANO MORAL. AUSÊNCIA DE PEDIDO. VALOR ATUAL DE MERCADO DO VEÍCULO. PREQUESTIONAMENTO. AUSÊNCIA. SÚMULA 282/STF.

1. Ação ajuizada em 17/06/2009. Recursos especiais interpostos em 29/06 e 13/07/2016 e distribuídos em 25/07/2017.

2. Ação de rescisão contratual c/c pedido de perdas e danos, ajuizada por consumidora em razão da aquisição de veículo novo (“zero quilômetro”) que apresentou repetidos defeitos que não foram solucionados pelas fornecedoras no prazo legal.

3. Os propósitos recursais consistem em definir: (i) se houve cerceamento de defesa em razão do indeferimento de prova pericial; (ii) se tem a consumidora direito a pleitear a devolução integral da quantia paga pelo veículo, em razão dos vícios apresentados no bem; (iii) se é devida compensação por danos morais e se é excessivo o quantum fixado pelo Tribunal de origem; (iv) se a concessionária responde pelo defeito de fabricação do automóvel; (v) se os juros moratórios sobre os danos morais devem incidir desde a data da citação.

4. Não implica cerceamento de defesa o indeferimento de produção de perícia técnica quando os documentos apresentados pelas partes são suficientes para a resolução da lide. Precedentes.

5. A teor do disposto no art. 18, § 1º, do CDC, tem o fornecedor, regra geral, o prazo de 30 (trinta) dias para reparar o vício no produto colocado no mercado, após o que surge para o consumidor o direito potestativo de exigir, conforme sua conveniência, a substituição do produto, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.

6. Em havendo sucessiva manifestação do mesmo vício no produto, o trintídio legal é computado de forma corrida, isto é, sem que haja o reinício do prazo toda vez que o bem for entregue ao fornecedor para a resolução de idêntico problema, nem a suspensão quando devolvido o produto ao consumidor sem o devido reparo.

7. Hipótese em que o aludido prazo foi excedido pelas fornecedoras, circunstância que legitima a pretensão de devolução da quantia paga pelo veículo.

8. Consoante a pacífica jurisprudência deste Tribunal, há responsabilidade solidária de todos os integrantes da cadeia de fornecimento por vício no produto adquirido pelo consumidor, aí incluindo-se o fornecedor direto (in casu, a concessionária) e o fornecedor indireto (a fabricante do veículo). Precedentes.

9. Na ausência de pedido na exordial, é incabível a condenação das fornecedoras ao pagamento de compensação por dano moral.

10. É inviável o conhecimento da insurgência recursal relativa à utilização do valor de mercado do veículo como referência para a condenação, ante a ausência de prequestionamento do tema. Incidência da Súmula 282/STF.

11. Recursos especiais parcialmente conhecidos e, nessa extensão, providos em parte, para a exclusão da condenação ao pagamento de compensação por danos morais.

REFERÊNCIA: RECURSO ESPECIAL Nº 1.684.132 - CE (2017/0175949-0). Relatora:  MINISTRA NANCY ANDRIGHI. Julgado em 2.10.2018.

Direito Administrativo e Direito do Consumidor - questão relacionada ao corte de energia elétrica (serviço público) em razão de débitos do consumidor e constatação de fraude | por Wilton Moreira - 5.11.2018 - 16h18

5/11/2018

 
Imagem

LEGISLAÇÃO 2018.2 - PDF do Código Penal brasileiro - atualizado pela lei n.13.718 -, de 24 de setembro de 2018 | por Wilton Moreira - 03.11.2018 - 19h54

3/11/2018

 
CÓDIGO PENAL - eBOOK em .PDF
Ementa do ato legislativo alterador (lei n. 13.718/2018) do Código Penal:

"Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para tipificar os crimes de importunação sexual e de divulgação de cena de estupro, tornar pública incondicionada a natureza da ação penal dos crimes contra a liberdade sexual e dos crimes sexuais contra vulnerável, estabelecer causas de aumento de pena para esses crimes e definir como causas de aumento de pena o estupro coletivo e o estupro corretivo; e revoga dispositivo do Decreto-Lei nº 3.688, de 3 de outubro de 1941 (Lei das Contravenções Penais)."


September 29th, 2018 | Aniversário do nosso pequeno site: gratidão a vocês! | por Wilton Moreira da Silva Filho

29/9/2018

 
Imagem
Caro (a) amigo (a), hoje é o aniversário do nosso pequeno site: faz dois anos que ele entrou no ar!

•  Um ambiente de noções de direito, um site caseiro, cuja atividade, fundamentalmente, visa à compreensão da atividade exercida pela Justiça: a forma pela qual ela interpreta e cria normas jurídicas.

• Há arquivos (em formato PDF) de atos legislativos, disponíveis para download, cuja leitura poderá ser bastante proveitosa para você.

• Algumas leis/atos normativos estão em fase de atualização ou ainda não constam da página legislação.

Farei o meu melhor, à moda antiga (com amor e dedicação ao que se realiza), para executar tais atualizações/inclusões "2018.2", aqui de casa, durante a madrugada. Em companhia da indispensável xícara de café.

Expresso minha gratidão a vocês!

Abraços fraternos, 

​Wilton


 

September 27th, 2018 | DIREITO CONSTITUCIONAL E PENAL - conceito de funcionário público para fins penais | por Wilton Moreira

27/9/2018

 
Imagem

September 27th, 2018 | DIREITO PENAL - Atipicidade da conduta (em razão da ausência de ocupação de cargo público) do depositário judicial que vende bens sob sua guarda  | por Wilton Moreira - 6h18

27/9/2018

 
Imagem

September 24th, 2018 | RE 1133146/DF DIREITO ADMINISTRATIVO: nulidade de exame psicotécnico e subsequente realização. Reavaliação baseada em critérios objetivos com fundamento no princípio da isonomia - CRFB/88, art. 37, I. 23h31

24/9/2018

 

por Wilton Moreira

​"O Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou sua jurisprudência dominante no sentido de que, caso o exame psicotécnico previsto em lei e em edital de concurso seja considerado nulo, o candidato só poderá prosseguir no certame após a realização de nova avaliação com critérios objetivos. O tema foi abordado no Recurso Extraordinário (RE) 1133146, de relatoria do ministro Luiz Fux, que teve repercussão geral reconhecida e julgamento de mérito no Plenário Virtual. 

(...) o ministro Luiz Fux observou que a jurisprudência do STF é no sentido de que, se a lei exige exame psicotécnico para a investidura no cargo público, o Judiciário não pode dispensar sua realização ou considerar o candidato aprovado nele, sob pena de ofensa ao artigo 37, inciso I da Constituição Federal. O ministro também apontou violação ao princípio da isonomia, pois o candidato não pode deixar de se submeter a novo exame psicotécnico, “pautado, agora, em critérios objetivos”, dispensando uma etapa do concurso público."





• REFERÊNCIA: 
​Internet. Disponível em:  <portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=390451
>. Acesso em 24.9.2018.
Imagem

September 24th, 2018 - PROCESSO PENAL: descoberta fortuita ou encontro fortuito de provas. Colaboração premiada em sua tipologia "delação premiada" | por Wilton Moreira - 24.9.2018 - 0h41

24/9/2018

 
EMENTA DA DECISÃO:

Questão de ordem no inquérito. Processual Penal. Crimes relacionados ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Indícios de participação de Senadora da República em ilícito penal. Remessa dos autos ao Supremo Tribunal Federal. Desmembramento do feito em relação a investigados não detentores de prerrogativa de foro. Possibilidade. Inexistência de prejuízo para a causa. Precedentes. Prevenção de Ministro da Corte que supervisiona as investigações de crimes relacionados à Petrobras. Inexistência. Ausência de conexão entre os fatos reconhecida pela Presidência da Corte. Imbricação da matéria com o desmembramento do feito e seus consectários. Necessidade de seu exame para a determinação do juízo de primeiro grau competente para processar e julgar o feito desmembrado. Crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e corrupção passiva. Colaboração premiada. Delação de crimes não conexos com a investigação primária. Equiparação ao encontro fortuito de prova. Aplicação das regras de determinação, de modificação e de concentração da competência. Inexistência de prevenção, pelas mesmas razões, tanto de Ministro da Corte quanto de juízo de origem. Crimes que, em sua maioria, se consumaram em São Paulo. Circunstância que justifica a sua atração para a Seção Judiciária daquele estado. Ressalva quanto à posterior apuração de outras infrações conexas que, por força das regras do art. 78 do Código de Processo Penal, justifiquem conclusão diversa quanto ao foro competente. Remessa do feito desmembrado à Seção Judiciária de São Paulo para livre distribuição, independentemente da publicação do acórdão. Intangibilidade dos atos praticados na origem, tendo em vista a aplicação da teoria do juízo aparente. Precedente. (Destacamos) 
Imagem

September 23rd, 2018 - DIREITO ADMINISTRATIVO - atos administrativos e poderes administrativos - questão n. 44 do CONCURSO PÚBLICO DE INGRESSO NA CARREIRA DE DELEGADO DE POLÍCIA do Estado do Rio Grande do Sul | por Wilton Moreira

23/9/2018

 

(FUNDATEC - DELEGADO DE POLÍCIA/RS - 2018) Acerca dos temas “atos administrativos” e “poderes administrativos", assinale a alternativa INCORRETA:

A) Porque submetidos ao regime jurídico de direito público, os atos administrativos não podem ser praticados por pessoas que não integram a Administração Pública em sentido formal ou subjetivo.

B) Embora se distingam quanto ao grau de liberdade conferido pela lei ao administrador para a prática de determinado ato administrativo, tanto o poder vinculado como o poder discricionário estão sujeitos ao controle jurisdicional.

C) A exigência de prévia autorização judicial para a quebra da inviolabilidade da comunicação telefônica constitui exemplo de exceção ao atributo da autoexecutoriedade do ato administrativo.

D) Nos processos perante o Tribunal de Contas da União, asseguram-se o contraditório e a ampla defesa quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciação da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão.

E) A prerrogativa de aplicar sanções pelo descumprimento de determinadas normas administrativas, presente no poder de polícia administrativa, inexiste no poder de polícia judiciária, uma vez que o campo de atuação desta última diz respeito à apuração de infrações penais e à execução de medidas que garantam a efetividade da atividade jurisdicional. 

​GABARITO: A

September 23rd, 2018 - DIREITO ADMINISTRATIVO - motivação do ato administrativo | por Wilton Moreira

23/9/2018

 
"Nada impede que a autoridade competente para a prática de um ato motive-o mediante remissão aos fundamentos de parecer ou relatório conclusivo elaborado por autoridade de menor hierarquia." (Ministro Ricardo Lewandowski - RMS n. 28.047)
Imagem
SOBRE MOTIVAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS:

TEXTO DO ART. 50 DA LEI 9.784/99



Art. 50. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando:

I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses;

II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanções;

III - decidam processos administrativos de concurso ou seleção pública;

IV - dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatório;

V - decidam recursos administrativos;

VI - decorram de reexame de ofício;

VII - deixem de aplicar jurisprudência firmada sobre a questão ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatórios oficiais;

VIII - importem anulação, revogação, suspensão ou convalidação de ato administrativo.

§ 1o A motivação deve ser explícita, clara e congruente, podendo consistir em declaração de concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas, que, neste caso, serão parte integrante do ato.

§ 2o Na solução de vários assuntos da mesma natureza, pode ser utilizado meio mecânico que reproduza os fundamentos das decisões, desde que não prejudique direito ou garantia dos interessados.

§ 3o A motivação das decisões de órgãos colegiados e comissões ou de decisões orais constará da respectiva ata ou de termo escrito.

DIREITO ADMINISTRATIVO - instituto da recondução, previsto na lei n. 8.112/90 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União) | por Wilton Moreira

21/9/2018

 
EMENTA DA DECISÃO:

DIREITO ADMINISTRATIVO. INAPLICABILIDADE DO DIREITO A RECONDUÇÃO PREVISTO NO ART. 29, I, DA LEI 8.112/1990 A SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL.
Imagem

TEXTO DO ATO LEGISLATIVO:

(...)

Da Recondução

 Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

II - reintegração do anterior ocupante.

Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

​(...)

September 20th, 2018 | Procedimento de investigação policial e Disque Denúncia - Informativo n. 623 do STJ | por Wilton Moreira - 5h2min

20/9/2018

 
​
​EMENTA DA DECISÃO:

DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO PENAL, DIREITO PROCESSUAL PENAL

Tráfico e associação para o tráfico de entorpecentes. Disque Denúncia. Ausência de prévia investigação policial para verificar a veracidade das informações recebidas. Fuga de acusado. Inexistência de elementos idôneos para entrada em domicílio sem ordem judicial. 


Imagem

September 19th, 2018 - JURISPRUDÊNCIA DO STJ - Direito Processual Penal | por Wilton Moreira - 19.9.2018 - 12h52

19/9/2018

 
Imagem

DIREITO ADMINISTRATIVO - Competência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para aplicar, "em caráter não exclusivo", penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) | por Wilton Moreira - 18.9.2018 - 20h39

18/9/2018

 
EMENTA DO JULGADO

DIREITO ADMINISTRATIVO

Auto de infração. Multa de trânsito. Rodovia federal. Competência do DNIT. Previsão legal. Exegese conjugada do disposto no art. 82, § 3º, da Lei n. 10.233/2001 e no art. 21, VI, da Lei n. 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro). Tema 965.E


Imagem
< link do julgado STJ >

DIREITO ADMINISTRATIVO | Lei 8.666/93 e sua flexibilização. Programa Minha Casa Minha Vida | por Wilton Moreira - 17/09/2018 - 12h35

17/9/2018

 
EMENTA DO JULGADO:

DIREITO ADMINISTRATIVO

Programa Minha Casa Minha Vida. Caráter social. Legislação própria. Rigorismo da lei de Licitações afastado. Princípios da administração pública preservados.

Imagem
Disponível em: <http://www.stj.jus.br/docs_internet/informativos/PDF/Inf0624.pdf.> Acesso: 17.09.2018.

DIREITO PROCESSUAL PENAL | dispensa de juntada de procuração por núcleo de prática jurídica. | por Wilton Moreira - 16/09/2018 - 15h42

16/9/2018

 

EMENTA DO JULGADO:

Nomeação do Núcleo de Prática Jurídica em juízo. Procuração. Juntada. Desnecessidade. Inaplicabilidade da Súmula 115/STJ.
​

Imagem
Disponível em: <http://www.stj.jus.br/SCON/jurisprudencia/toc.jsp?livre=201502642575.REG.>. Acesso em 16.9.2018.

September 15th, 2018 | DIREITO AMBIENTAL - Responsabilidade penal -  | Por Wilton Moreira | 18h16

15/9/2018

 
PENAL. PROCESSO PENAL. CRIME AMBIENTAL
Imagem

September 14th, 2018 - DIREITO AMBIENTAL/DIREITO PENAL - por Wilton Moreira - 9h03

14/9/2018

 

​EMENTA DO JULGADO

"DIREITO AMBIENTAL, DIREITO PENAL TEMA Crime do art. 54 da Lei n. 9.605/1998. Natureza formal do delito. Realização de perícia. Desnecessidade. Potencialidade de dano à
saúde."


ww2.stj.jus.br/jurisprudencia/externo/informativo/

Imagem

Imagem

ATO LEGISLATIVO RELACIONADO:

- LEI 9.605/1998 (LEI ORDINÁRIA) 12/02/1998

- EMENTA: DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES PENAIS E ADMINISTRATIVAS DERIVADAS DE CONDUTAS E ATIVIDADES LESIVAS AO MEIO AMBIENTE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


(...)

​"Seção III

Da Poluição e outros Crimes Ambientais
Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
§ 1º Se o crime é culposo:
Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.
§ 2º Se o crime:
I - tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana;
II - causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população;
III - causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma comunidade;
IV - dificultar ou impedir o uso público das praias;
V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos:
Pena - reclusão, de um a cinco anos.
§ 3º Incorre nas mesmas penas previstas no parágrafo anterior quem deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível.
Art. 55. Executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida:
Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.
Parágrafo único. Nas mesmas penas incorre quem deixa de recuperar a área pesquisada ou explorada, nos termos da autorização, permissão, licença, concessão ou determinação do órgão competente."




DOUTRINA SOBRE O CONCEITO DE CRIME FORMAL:


1- "(...) crime formal (consumação antecipada): o tipo descreve uma conduta que possibilita a produção de um resultado naturalístico, mas não exige a produção deste (...)". 

REFERÊNCIA:

AZEVEDO, Marcelo André. Direito Penal - Parte Geral. Salvador: Editora Juspodivm, 2010, p. 80.


​

2- "(...) ex: no crime de extorsão mediante sequestro o tipo descreve a conduta de sequestrar, bem como descreve o resultado, que é o recebimento da vantagem, mas para a sua consumação basta o sequestro com o fim de alcançar o resultado (...)".

REFERÊNCIA: 

AZEVEDO, Marcelo André; SALIM, Alexandre. Direito Penal Para Concursos de Técnico e Analista. 2 ed. Salvador: Editora Juspodivm, 2012, p. 70.




3- Acerca do crime formal, MARTINA CORREIA afirma: "A consumação independe da ocorrência do resultado naturalístico. Ex. Súmula 96 do STJ: o crime de extorsão consuma-se independentemente da obtenção da vantagem indevida.""

REFERÊNCIA: 

CORREIA, Martina. Direito Penal em Tabelas - Parte Geral. 2 ed. Salvador: Ed. Juspodivm, 2018, p. 79.




4- "(...) Formais: o tipo penal descreve a conduta e o resultado, porém não o exige para fins de consumação (...)".

REFERÊNCIA:

ESTEFAM, André. Direito Penal 1: Parte Geral. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 96.


https://wiltonmoreira.com.br


September 13th, 2018 | DIREITO ADMINISTRATIVO | por Wilton Moreira 13.9.2018 - 14h37

13/9/2018

 
Imagem

DIREITO À SAÚDE. Decisão de primeiro grau da MM. Juíza de Direito Marclí Guimarães, da 1a Vara de Rio Largo, Alagoas | por Wilton Moreira | 12.9.2018 - 14h11

12/9/2018

 
Imagem

September 12th, 2018 | Competência do Ministério Público nas demandas de saúde em que há beneficiários individualizados | por Wilton Moreira | 12.9.2018 - 12h23

12/9/2018

 
Imagem

LEGISLAÇÃO:

"Art. 1º O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
Parágrafo único. São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional." (...)

(Lei n. 8625, de 12 de fevereiro de 1993 / LEI ORGÂNICA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO)

Link do ato legislativo: 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8625.htm

September 10th, 2018 | Direito Processual Penal | Por Wilton Moreira | 10.9.2018 - 15h54

10/9/2018

 
Imagem

September 06th, 2018 | por Wilton Moreira | 6.9.2018 - 13h49

6/9/2018

 
Imagem

September 06th, 2018 | Tema do julgado selecionado: FEMINICÍDIO | por Wilton Moreira | 6.9.2018 - 10h09

6/9/2018

 
Imagem
Dear Visitor,

This image conveys a sad reality. Unfortunately, many people do not report this violent crime to the Brazilian justice system. Many times! Many times! It is actually cruel. 

​Wilton
"Observe-se, inicialmente, que, conforme determina o art. 121, § 2º-A, I, do CP, a qualificadora do feminicídio deve ser reconhecida nos casos em que o delito é cometido em face de mulher em violência doméstica e familiar. Assim, "considerando as circunstâncias subjetivas e objetivas, temos a possibilidade de coexistência entre as qualificadoras do motivo torpe e do feminicídio. Isso porque a natureza do motivo torpe é subjetiva, porquanto de caráter pessoal, enquanto o feminicídio possui natureza objetiva, pois incide nos crimes praticados contra a mulher por razão do seu gênero feminino e/ou sempre que o crime estiver atrelado à violência doméstica e familiar propriamente dita, assim o animus do agente não é objeto de análise" (Ministro Felix Fischer, REsp 1.707.113-MG, publicado em 07/12/2017). "
<<Previous
Forward>>
    Imagem
    Wilton Moreira da Silva Filho

    AUTOR:

    Wilton Moreira da Silva Filho


    ARQUIVOS

    May 2025
    April 2025
    March 2025
    February 2025
    January 2025
    December 2024
    November 2024
    October 2024
    September 2024
    August 2024
    July 2024
    June 2024
    April 2024
    March 2024
    January 2024
    October 2023
    September 2023
    August 2023
    July 2023
    June 2023
    May 2023
    April 2023
    March 2023
    February 2023
    January 2023
    December 2022
    November 2022
    October 2022
    September 2022
    August 2022
    July 2022
    June 2022
    May 2022
    April 2022
    March 2022
    February 2022
    January 2022
    December 2021
    November 2021
    October 2021
    September 2021
    August 2021
    July 2021
    June 2021
    May 2021
    April 2021
    March 2021
    February 2021
    January 2021
    December 2020
    November 2020
    October 2020
    September 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    April 2020
    March 2020
    February 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016


    CATEGORIAS

    All


    HISTÓRICO

    May 2025
    April 2025
    March 2025
    February 2025
    January 2025
    December 2024
    November 2024
    October 2024
    September 2024
    August 2024
    July 2024
    June 2024
    April 2024
    March 2024
    January 2024
    October 2023
    September 2023
    August 2023
    July 2023
    June 2023
    May 2023
    April 2023
    March 2023
    February 2023
    January 2023
    December 2022
    November 2022
    October 2022
    September 2022
    August 2022
    July 2022
    June 2022
    May 2022
    April 2022
    March 2022
    February 2022
    January 2022
    December 2021
    November 2021
    October 2021
    September 2021
    August 2021
    July 2021
    June 2021
    May 2021
    April 2021
    March 2021
    February 2021
    January 2021
    December 2020
    November 2020
    October 2020
    September 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    April 2020
    March 2020
    February 2020
    January 2020
    December 2019
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    April 2019
    March 2019
    February 2019
    January 2019
    December 2018
    November 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    June 2018
    May 2018
    April 2018
    January 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    September 2017
    August 2017
    July 2017
    June 2017
    May 2017
    April 2017
    March 2017
    February 2017
    January 2017
    December 2016
    November 2016
    October 2016


    RSS Feed


    SiteLock
    Imagem
Site powered by Weebly. Managed by Hostgator Brasil Ltda
  • HOME
  • LEGISLAÇÃO
  • JURISPRUDÊNCIA
    • SÚMULAS VINCULANTES
    • SÚMULAS DO STJ
    • SÚMULAS DO STF
  • Blog WILTON MOREIRA